terça-feira, 22 de março de 2011

Tratamento da Cinomose e Imunização

Tratamento


É disponível o chamado Soro Hiperimune ( Gama Globulinas Específicas ), associados aos antibióticos de largo espectro para combate das infecções secundárias concomitantes.Tratamento sintomático, como por exemplo controle de vômito, da gastrite e da conjutivite que é também oportuno com a finalidade de ser evitado possível complicação como úlcera de córnea e mesmo panoftalmia.

Imunização


A vacina contra a Cinomose deve ser aplicada de preferência nas fêmeas antes da cobertura, pois teram sua imunidade aumentada para que durante a gestanção tenham a oportunidade de através da placenta conferirem a sus futuros filhotes uma razoável imunidade passiva.

Posteriormente ao parto, durante a amamentação, tal imunidade conferida pela vacina aplicada na mãe será transmitida aos filhotes recém nascidos, pelos anticorpos contidos principalmente no primeiro leite, o colostro, protegendo então os filhotes contra a doença até que tenham idade suficiente para que possam ser imunizados com a mesma vacina.

A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos filhotes 15 dias após o desmame, por volta de 45 dias de vida.

Revacinações anuais são também  recomendadas, tanto aos filhotes quanto aos animais mais velhos susceptíveis de também virem a contrair a doença.

No caso de alguém que tenha perdido recentemente um animal pela doença, recomenda - se que um novo cão somente seja trazido para o mesmo ambiente contaminado após um período de tempo que permita, não apenas que o novo cãozinho tenha adquirido a imunidade necessária para sua proteção como também a desinfecção do ambiente contaminado.

O curso da doença por ser rápido ( 10 dias ) ou se prolongar por semanas ou/e meses.Os aniamsi que sobreviverem à Cinomose, poderão se recuperar normalmente, ou então, ter seqüelas para o resto de suas vidas, tudo irá depender da gravidade da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário