sexta-feira, 18 de março de 2011

Ozonioterapia Veterinária

Ozônio médico é sempre uma mistura de puro ozônio e oxigênio. De acordo com a aplicação, pode variar entre 1 e 100 mg/L (0,05-5%O3). O ozonioterapeuta determina a dose adequada de acordo com a indicação e as condições do paciente.
A Ozonioterapia é reconhecida pelo Ministério da  Saúde na Alemanha, Itália  e em outros 16 países. Cuba conta com 35 Centros Clínicos de Ozonioterapia e na Rússia é utilizada em todos os Hospitais Governamentais. Atualmente aproximadamente 10.000 médicos utilizam este método na Europa.



Propriedades e Efeitos


O ozônio de uso médico pode ter diferentes propriedades, depende da concentração da mistura de ozônio e oxigênio.  Possui propriedades bactericidas, fungicida e virostática, por isso é largamente utilizado para tratamento de feridas infectadas, assim como doenças causadas por vírus e bactérias.
Sua habilidade de estimular a circulação é usada no tratamento de doenças circulatórias.  
Quando utilizado em baixas concentrações, a resitência do organismo é mobilizada, ou seja, o ozônio ativa o sistema imunológico. Através do ozônio, a células imunológicas do corpo produzem  mensageiros chamados citocinas (incluindo mediadores importantes como interferons e interleucinas); estas informam outras células imunológicas, ativando a cascata imunológica.
Graças as propriedades seletivas, o ozônio médico é utilizado em  diferentes campos:
- Tratamento de doenças de ordem circulatórias, inclusive geriatria;
- Tratamento de doenças produzidas por vírus, como gastroenterites, Cinomose e etc..;
- Tratamento de feridas e processos inflamatórios: úlceras abertas na pele, inflamações intestinais como colites, queimaduras, feridas infectadas, infecções por fungos e outras;
- Condições inflamatórias, reumáticas, artrite, artrose, hérnias de disco, osteófitos (bico de papagaio) e outras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário