segunda-feira, 21 de março de 2011

Formas Clínicas da Cinomose e seu Diagnóstico

Pulmonar - Inflamação da faringe e laringe provocando tosse, assim como da traquéiae dos próprios pulmões, ocorrendo pneumonia.

Digestiva - O aparelho digestivo é o predominantemente afetado, com vômitos e diarréia, de início serosa para se tornar hemorrágica e purulenta em seu final.

Nervosa - Predominantemente sinais nervosos, com sintomas típicos de encefalite, como convulsão.Ocorre ainda contração localizada de um músculo ou grupo de músculos ( tiques, espasmos ) , ataques caracterizados por movimentos de mastigação da mandíbula com salivação, que se tornam mais freqüentes e graves.Observa - se ainda movimentos de andar em círculo e "pedalar", usualmente com micção e defecação involuntária.

Cutânea - É a forma mais benigna da doença, quando os sinais comprovados são unicamente na pele ( vesículas ou mesmo pústulas ), ou mucosas, aparecendo conjutivites serosas breves, tendo evolução para cura rápida sem maiores complicações.Os animais vacinados que não adquiriram  por alguma razão conveniente imunidade, em geral exteriorizam esta forma da doença.

Diagnóstico


Além do histórico e da sintomatologia clínica, achados de exames laboratoriais confirmam o diagnóstico de Cinomose.

Histopatologia : nas células gangloinares, no epitélio bronquial e no revestimento interno da bexiga são encontrados inclusões celulares características, denominadas histoplatologicamente de Corpúsculos da Cinomose.Em geral, são vários os órgãos atacados no transcorrer dessa doença, muito raramente se constituindo apenas de encefalite pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário