quarta-feira, 23 de março de 2011

Prevenção e Imunização da Parvovirose Canina

Prevenção


Para a prevenção da virose existe vacina especificamente preparada por cultura dos vírus em ovos embrionários, vacinas essas que conferem imunidade satisfatória, sendo tais vacinas classificadas como de vírus vivo atenuado por passagem em meio de cultura.

Imunização


A vacina contra a Parvovirose deve ser aplicada de preferência nas fêmeas antes da cobertura, pois terão sua imunidade aumentada para que durante a gestação tenham a oportunidade de através da placenta conferirem a seus futuros filhotes uma razoável imunidade passiva.

Posteriormente ao parto, durante a amamentação, tal imunidade conferida pela vacina aplicada na mãe será transmitida aos filhotes recém - nascidos, pelos anticorpos contidos principalmente no primeiro leite, o colostro, protegendo então os filhotes contra a doença até que tenham idade suficiente para que possam ser imunizados com a mesma vacina.

A primeira dose da vacina deve ser aplicada nos filhotes 15 dias após o desmame, por volta de 45 dias de vida.

Revacinações anuais são também recomendadas, tanto aos filhotes quanto aos animais mais velhos susceptíveis de também virem a contrair a doença.

No caso de alguém que tenha perdido recentemente um animal pela doença, recomenda - se que um novo cão somente seja trazido para o mesmo ambiente contaminado após um período de tempo que permita, não apenas que o novo cãozinho tenha adquirido a imunidade necessária para a sua proteção como também a desinfecção do ambiente contaminado.A desinfecção doméstica ainda é um problema muito sério em relação ao Parvovírus, o qual é altamente resistente, principalmente em amibientes que não recebem sol diaramente.

A Parvovirose não deixa seqüelas e o animal curado ganha peso e volta a se desenvolver.Porém, apesar de contarmos com  recursos como soro e plasma hiperimunes, que conferem ao animal anticorpos já prontos ao tratamento da Parvovirose, ela é uma doença que ainda mata muito filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário