quarta-feira, 23 de março de 2011

Epiderme

A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado.A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo.Há locais, como a palma da mão e a planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele espessa.Em outros locais, a epiderme é mais fina, sendo denominada pele delgada.Na pele espessa, podem ser distintas 5 camadas na epiderme :

Camada Basal


Células prismáticas ou cubóides, que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme.
São responsáveis pela constante renovação do epitélio, com intensa atividade mitótica, por isto, esta camada também é conhecida como camada germinativa.

Camada Espinhosa


Células poligonais, cubóides ou ligeiramente achatadas, com núcleo central e com expansões citoplasmáticas que contém tonofibrilas.
Essas expansões unem - se através de desmossomas, o que dá a célula um aspecto espinhoso.

Camada Granulosa


Células poligonais com núcleo central, nitidamente achatadas, que contém numerosos grânulos de querato - hialina ( basófilos ).
Além desses grânulos, essa células secretam ainda corpos lamelares, substância fosfolipídica asscoiada a glicosaminoglicanas, que se espalha no espaço intercelular vedando esta camada de células, impedindo a passagem de compostos, principalmente de água ( barreira impermeável ).

Camada Lúcida


Delgada camada de células achatadas, eosinófilas, cujos núcleos e organelas desapareceram.

Camada Córnea


Camada superficial de células achatadas, mortas, sem núcleo e sem organelas.
Membrana celular bem espessa e citoplasma cheio de queratina.


  • Na pele delgada, falta freqüentemente a camada lúcida, além de apresentar uma camada córnea reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário