sexta-feira, 11 de março de 2011

MTC - Medicina Tradicional Chinesa

A MTC é uma ciência médica milenar que visa restabelecer saúde do paciente através de um todo, ou seja, através do equilíbrio energético sistêmico.A acupuntura e a Fitoterapia Chinesa, juntamente com a dieto - terapia, são bases importantíssimas da Medicina Tradicional Chinesa ( MTC ) criada há mais de 5.000 anos a.C. Quando o animal está enfermo, os sinais clínicos aparecem porque há um desequilíbrio da energia vital.Visa o reequilíbrio do paciente agindo diretamente na causa da enfermidade e não somente nos sintomas.Para poder atuar no organismo, a MTC faz uso dos metáforas que descrevem as patologias de acordo com as suas semelhanças com os elementos da natureza.


Dessa forma, as metáforas da Medicina Chinesa descrevem as enfermidades infecciosas como quadros de Calor, as virais e osteomusculares de Frio, as neurológicas de Vento, as respiratórias de Secura e as dermatológicas e exsudativas de Umidade.


O mecanismo metafórico usado para a "regulagem" dos Feed Back positivo e negativo entre os órgãos ( assim como ocorre com o sistema endócrino na Medicina Ocidental ) é o dos Cinco Movimentos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário