terça-feira, 22 de março de 2011

Parvovirose Canina

A Parvovirose é uma das viroses mais conhecidas e mais contagiosas entre os cães domésticos, sendo também chamada de Enterite Canina Parvoviral.

Ataca mais cães jovens do que adultos, pelo fato destes últimos serem mais resistentes pela imunidade naturalmente adquirida.

Apresenta alta mortalidade, cerca de 80%, principalmente entre cães jovens e de raças puras ou animais fracos ou debilitados por verminoses ou outras moléstias, inclusive carenciais.

A doença é causada por um vírus classificado entre outros que atacam ratos, porcos, gado e o homem.

Existe uma pequena possibilidade de infecção no homem pelo parvovírus aparentemente combinado com outros adenovírus, causando alterações no trato respiratório superior e olhos.Entretanto, no homem não há gravidade e conseqüências que se apresentam para cães.

No cão, a doença se estabelece principalmente no aparelho digestivo, provocando elevação da temperatura, podendo atingir 41 Graus Celsius, e em animais mais velhos pode ocorrer diminuição da temperatura.Nessa fase o animal se torna sonolento e sem apetite, logo após tem início o vômito e diarréia escura com sangue e odor fétido.Alguns animais apresentam também tosse, além de inchaço nos olhos ou inflamação da córnea ( conjutivite ).

O coração do animal também se inflama (  Miocardite ), principalmente quando o animal é jovem, causando morte em geral repentina de evolução rápida, às vezes em questão de dias ou até horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário