sexta-feira, 1 de julho de 2011

Toxoplasmose Canina

Diagnóstico


Como nos gatos, as alterações hematológicas, bioquímicas, urinálise e radiográficas específicas.As concentrações aumentadas de proteína e os infiltrados de células inflamatórias mistas ocorrem em cães com toxoplasmose no SNC.
A demonstração do organismo associado à inflamação em tecidos ou exsudatos podem levar ao diagnóstico ante- mortem baseia - se na combinação dos sinais clínicos apropriados, exclusão de outras etiologias prováveis, teste positivos de anticorpos séricos, exclusão da infecção por N. caninum por teste sorológico e resposta a fármacos anti - Toxoplasma.A interpretação dos resultados dos testes de anticorpos no soro, humor aquoso e FRC e do teste de PCR deve ser feita da mesma maneira como foi discutido para a toxoplasmose felina.

Tratamento


O hidrocloreto de clindamicina ( 10 - 12 mg/kg VO a cada 12h )é a droga mais utilizada pelo autor para o tratamento da toxoplasmose canina.Sulfa - trimetroprim ( 15mg/kg VO a cada 12h )é um protocolo alternativo.O tratamento deve ser continuado por um mínimo de 4 semanas.É indicado o tratamento com glicocorticoides tópicos nos casos de uveíte.

Prevenção e Aspectos Zoonóticos


Os cães não completam a fase enteroepitelial do T. gondii, mas podem transmitir os oocistos mecanicamente após ingerirem as fezes felinas.Como todos os outros vertebrados de sangue quente, os cães são infectados pela ingestão de oocistos esporulados ou de cistos teciduais.A toxoplasmose em cães pode ser prevenida impedindo que sejam coprofágicos e alimentando - os apenas com carne e seus subprodutos cozidos.

Um comentário:

  1. http://blogdocachorreiro.blogspot.com.br/2009/11/o-cao-e-toxoplasmose-derrubando-mitos.html

    http://drauziovarella.com.br/mulher-2/toxoplasmose-2/

    ResponderExcluir