sexta-feira, 25 de março de 2011

Hipoderme

Também chamado de tecido subcutâneo, é formado por tecido conjuntivo frouxo.É a camada responsável pelo deslizamento da pele sobre estruturas na qual se apóia.Dependendo do grau e nutrição do organismo, a hipoderme poderá ter uma camada variável de tecido adiposo que, quando desenvolvida, constitui o panículo adiposo.O panículo adiposo  proporciona proteção contra o frio.

A hipoderme é rica em células que armazenam gordura ( adipócito ).

A hipoderme tem como função a reserva energética, proteção contra choque mecânico e isolamento térmico.

quinta-feira, 24 de março de 2011

A Epiderme e seus Tipos de Células

A epiderme apresenta 4 tipos de células :

Queratinócitos


São as células mais numerosas da epiderme.São as que se tornam queratinizadas.O processo de queratinização possui etapas nas camadas da epiderme :


  1. Camada Basal : queratinócitos possuem tonofilamentos.
  2. Camada Espinhosa : continua a síntese de tonofilamentos, que se agrupam em feixes de tonofibrilas.Início da síntese de querato - hialina.
  3. Camada Granulosa : grande acúmulo de grânulos de querato - hialina.Verdadeiro processo de queratinização : ocorre ao período entre a saída de células da camada granulosa e entrada na camada córnea.Aos grânulos de querato - hialina se combuinam com as tonofibrilas, convertendo - as em queratina.Esse processo envolve a decomposição do núcleo e das organelas e o espessamento da membrana celular.
  4. Camada Córnea : células queratinizadas, que sofrem descamação.


Melanócistos


Células do citoplasma globoso, com núcleo central e irregular, situadas geralmente nas camadas basal e espinhosa, com prolongamentos dentríticos dirigidos para a superfície da epiderme.
No seu interior ocorre a síntese da melanina, pigmento de cor marrom escura.

O processo de síntese de melanina consiste em :

- A tirosina é transformada em 3, 4 - diidroxifenilalanina ( DOPA ) pela enzima tirosinase;
- A DOPA, também sobre ação das tirosinas, produz DOPA - quirona, que, após uma série de transformações, resulta a melanina.

Obs: a tirosinase é sintetizada a nível de REG e acumulada em vesícula chamadas pré-melanossomas. Com o acumulo de melanina, essas vesículas passam a se chamar melanossomas e, ao fim da síntese, recebe o nome de grão de melanina. A partir deste grão, o pigmento é injetado no interior das células epiteliais e se localizam em posição supranuclear, onde oferecem máxima proteção ao DNA contra a radiação ultravioleta. Quando não existe atividade tirosinática, não há síntese de melanina: é o que ocorre nos casos albinos.


Células de Langerhans


Células ramificadas de citoplasma claro, que podem ser evidenciadas através da impregnação pelo cloreto de ouro.
Estão localizadas entre os queratinócitos, em toda a epiderme, porém, são mais freqüentes na camada espinhosa.
Fazem parte do sistema imunitário, podendo processar e acumular na sua superfície os antígenos cutâneos, apresentando - se aos linfócitos.
Participa do desencadeamento de reações de hipersensibilidade por contato cutâneo.


Células de Merkel


Célula epidérmica modificada, localizada na camada basal, e geralmente presentes na pele espessa.
Caracteriza - se pela presença de grânulos citoplasmáticos.A base desta célula  esta em contato com terminações nervosas, e por isso, é tida como mecano - receptor.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Epiderme

A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado.A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo.Há locais, como a palma da mão e a planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele espessa.Em outros locais, a epiderme é mais fina, sendo denominada pele delgada.Na pele espessa, podem ser distintas 5 camadas na epiderme :

Camada Basal


Células prismáticas ou cubóides, que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme.
São responsáveis pela constante renovação do epitélio, com intensa atividade mitótica, por isto, esta camada também é conhecida como camada germinativa.

Camada Espinhosa


Células poligonais, cubóides ou ligeiramente achatadas, com núcleo central e com expansões citoplasmáticas que contém tonofibrilas.
Essas expansões unem - se através de desmossomas, o que dá a célula um aspecto espinhoso.

Camada Granulosa


Células poligonais com núcleo central, nitidamente achatadas, que contém numerosos grânulos de querato - hialina ( basófilos ).
Além desses grânulos, essa células secretam ainda corpos lamelares, substância fosfolipídica asscoiada a glicosaminoglicanas, que se espalha no espaço intercelular vedando esta camada de células, impedindo a passagem de compostos, principalmente de água ( barreira impermeável ).

Camada Lúcida


Delgada camada de células achatadas, eosinófilas, cujos núcleos e organelas desapareceram.

Camada Córnea


Camada superficial de células achatadas, mortas, sem núcleo e sem organelas.
Membrana celular bem espessa e citoplasma cheio de queratina.


  • Na pele delgada, falta freqüentemente a camada lúcida, além de apresentar uma camada córnea reduzida.

Sistema Tegumentar - Pele

A pele recobre a superfície do corpo e apresenta- se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme.
Abaixo em continuidade com a derme está a hipoderme, que, embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele, apenas serve -lhe de suporte e união com os órgãos subjacentes.

Funções


- Proteger o organismo contra a perda de água por evaporação e contra atrito
- Serve como grande receptor para as sensações gerais ( dor, pressão, tato, temperatura )
- Colabora na termorregulação do corpo
- Participa da excreção de várias substâncias
- Proteção contra os raios ultravioletas
- Formação da vitamina D3
- Importante papel nas resposta imunitárias do organismo
- Na pele, observam - se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.

Prevenção e Imunização da Parvovirose Canina

Prevenção


Para a prevenção da virose existe vacina especificamente preparada por cultura dos vírus em ovos embrionários, vacinas essas que conferem imunidade satisfatória, sendo tais vacinas classificadas como de vírus vivo atenuado por passagem em meio de cultura.

Imunização


A vacina contra a Parvovirose deve ser aplicada de preferência nas fêmeas antes da cobertura, pois terão sua imunidade aumentada para que durante a gestação tenham a oportunidade de através da placenta conferirem a seus futuros filhotes uma razoável imunidade passiva.

Posteriormente ao parto, durante a amamentação, tal imunidade conferida pela vacina aplicada na mãe será transmitida aos filhotes recém - nascidos, pelos anticorpos contidos principalmente no primeiro leite, o colostro, protegendo então os filhotes contra a doença até que tenham idade suficiente para que possam ser imunizados com a mesma vacina.

A primeira dose da vacina deve ser aplicada nos filhotes 15 dias após o desmame, por volta de 45 dias de vida.

Revacinações anuais são também recomendadas, tanto aos filhotes quanto aos animais mais velhos susceptíveis de também virem a contrair a doença.

No caso de alguém que tenha perdido recentemente um animal pela doença, recomenda - se que um novo cão somente seja trazido para o mesmo ambiente contaminado após um período de tempo que permita, não apenas que o novo cãozinho tenha adquirido a imunidade necessária para a sua proteção como também a desinfecção do ambiente contaminado.A desinfecção doméstica ainda é um problema muito sério em relação ao Parvovírus, o qual é altamente resistente, principalmente em amibientes que não recebem sol diaramente.

A Parvovirose não deixa seqüelas e o animal curado ganha peso e volta a se desenvolver.Porém, apesar de contarmos com  recursos como soro e plasma hiperimunes, que conferem ao animal anticorpos já prontos ao tratamento da Parvovirose, ela é uma doença que ainda mata muito filhotes.

Diagnóstico e Tratamento da Parvovirose Canina

Diagnóstico


O diagnóstico deve ser feito também através de exames laboratoriais, pois existem algumas verminoses e intoxicações que podem ser confundidas com a Parvovirose, se muito intensas.

Uma vez diagnosticada a Parvovirose, o animal doente deve ser isolado de outros animais e mesmo do homem, afim de impedir a propagação do mal.

Tratamento


O tratamento dos cães acometidos deve ser feito na clínica veterinária e consiste basicamente na aplicação via parenteral e mesmo oral de soluções isotônicas de sais minerais, glicose e vitaminas ajudando assim na recuperação do animal e prevenindo sua desidratação pelo vômitos e diarréias que são freqüentes e profusos, durante a evolução da doença.Antibióticos devem também ser administrados para prevenirem ou combaterem as infecções secundárias que se associam à virose, não tendo entretanto, qualquer ação contra o vírus causal.Antieméticos e antiácidos também são usados na recuperação do animal.

O tratamento, como no caso de outras viroses, visa das suporte aos animais para que eles consigam reagir.O período de incubação pode chegar a 12 dias e o animal que sobreviver à doença ficará imunizado temporariamente.

terça-feira, 22 de março de 2011

Parvovirose Canina

A Parvovirose é uma das viroses mais conhecidas e mais contagiosas entre os cães domésticos, sendo também chamada de Enterite Canina Parvoviral.

Ataca mais cães jovens do que adultos, pelo fato destes últimos serem mais resistentes pela imunidade naturalmente adquirida.

Apresenta alta mortalidade, cerca de 80%, principalmente entre cães jovens e de raças puras ou animais fracos ou debilitados por verminoses ou outras moléstias, inclusive carenciais.

A doença é causada por um vírus classificado entre outros que atacam ratos, porcos, gado e o homem.

Existe uma pequena possibilidade de infecção no homem pelo parvovírus aparentemente combinado com outros adenovírus, causando alterações no trato respiratório superior e olhos.Entretanto, no homem não há gravidade e conseqüências que se apresentam para cães.

No cão, a doença se estabelece principalmente no aparelho digestivo, provocando elevação da temperatura, podendo atingir 41 Graus Celsius, e em animais mais velhos pode ocorrer diminuição da temperatura.Nessa fase o animal se torna sonolento e sem apetite, logo após tem início o vômito e diarréia escura com sangue e odor fétido.Alguns animais apresentam também tosse, além de inchaço nos olhos ou inflamação da córnea ( conjutivite ).

O coração do animal também se inflama (  Miocardite ), principalmente quando o animal é jovem, causando morte em geral repentina de evolução rápida, às vezes em questão de dias ou até horas.

Tratamento da Cinomose e Imunização

Tratamento


É disponível o chamado Soro Hiperimune ( Gama Globulinas Específicas ), associados aos antibióticos de largo espectro para combate das infecções secundárias concomitantes.Tratamento sintomático, como por exemplo controle de vômito, da gastrite e da conjutivite que é também oportuno com a finalidade de ser evitado possível complicação como úlcera de córnea e mesmo panoftalmia.

Imunização


A vacina contra a Cinomose deve ser aplicada de preferência nas fêmeas antes da cobertura, pois teram sua imunidade aumentada para que durante a gestanção tenham a oportunidade de através da placenta conferirem a sus futuros filhotes uma razoável imunidade passiva.

Posteriormente ao parto, durante a amamentação, tal imunidade conferida pela vacina aplicada na mãe será transmitida aos filhotes recém nascidos, pelos anticorpos contidos principalmente no primeiro leite, o colostro, protegendo então os filhotes contra a doença até que tenham idade suficiente para que possam ser imunizados com a mesma vacina.

A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos filhotes 15 dias após o desmame, por volta de 45 dias de vida.

Revacinações anuais são também  recomendadas, tanto aos filhotes quanto aos animais mais velhos susceptíveis de também virem a contrair a doença.

No caso de alguém que tenha perdido recentemente um animal pela doença, recomenda - se que um novo cão somente seja trazido para o mesmo ambiente contaminado após um período de tempo que permita, não apenas que o novo cãozinho tenha adquirido a imunidade necessária para sua proteção como também a desinfecção do ambiente contaminado.

O curso da doença por ser rápido ( 10 dias ) ou se prolongar por semanas ou/e meses.Os aniamsi que sobreviverem à Cinomose, poderão se recuperar normalmente, ou então, ter seqüelas para o resto de suas vidas, tudo irá depender da gravidade da doença.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Formas Clínicas da Cinomose e seu Diagnóstico

Pulmonar - Inflamação da faringe e laringe provocando tosse, assim como da traquéiae dos próprios pulmões, ocorrendo pneumonia.

Digestiva - O aparelho digestivo é o predominantemente afetado, com vômitos e diarréia, de início serosa para se tornar hemorrágica e purulenta em seu final.

Nervosa - Predominantemente sinais nervosos, com sintomas típicos de encefalite, como convulsão.Ocorre ainda contração localizada de um músculo ou grupo de músculos ( tiques, espasmos ) , ataques caracterizados por movimentos de mastigação da mandíbula com salivação, que se tornam mais freqüentes e graves.Observa - se ainda movimentos de andar em círculo e "pedalar", usualmente com micção e defecação involuntária.

Cutânea - É a forma mais benigna da doença, quando os sinais comprovados são unicamente na pele ( vesículas ou mesmo pústulas ), ou mucosas, aparecendo conjutivites serosas breves, tendo evolução para cura rápida sem maiores complicações.Os animais vacinados que não adquiriram  por alguma razão conveniente imunidade, em geral exteriorizam esta forma da doença.

Diagnóstico


Além do histórico e da sintomatologia clínica, achados de exames laboratoriais confirmam o diagnóstico de Cinomose.

Histopatologia : nas células gangloinares, no epitélio bronquial e no revestimento interno da bexiga são encontrados inclusões celulares características, denominadas histoplatologicamente de Corpúsculos da Cinomose.Em geral, são vários os órgãos atacados no transcorrer dessa doença, muito raramente se constituindo apenas de encefalite pura.

Cinomose

É uma doença causada por um vírus que pode ser encontrado no fluxo ocular e nasal.É encontrado também no sangue circulante do enfermo durante a sua evolução, determinando vários sintomas abaixo descritos.O vírus tem boa resistência em baixas temperaturas.Já, temperaturas acima de 60 graus Celsius o destrói em 30 minutos.Desinfetantes do tipos do Lisol na concentração de apenas 1% o destrói rapidamente.

O principais animais susceptíveis são os canídeos em geral, portanto o cão doméstico.

É umas das mais freqüentes enfermidades dos cães, principalmente de animais jovens em seu primeiro ano de vida.Podem também se infectar animais mais velhos que por alguma razão não tenham sido imunizados anteriormente com vacinas próprias,  ou que por alguma doença tenham tido resistência debilitada e se tornado presa fácil para a infecção.

Os sinais clínicos, duração e gravidade da doença irão depender de alguns fatores tais como : estados imunológico do animal, virulência da cepa, órgãos afetados pelos vírus entre outros.Os sinais clínicos podem ou não seguir uma cronologia, porém geralmente a Cinomose é uma doença aguda e febril.

O vírus penetra no organismo susceptíveis através do ar aspirado, no chamado contágio aéreo, ou por via digestiva através dos alimentos ou água contaminados por secreções de animais enfermos.Após um período de incubação de 4 a 7 dias, o vírus no sangue ( viremia ) causa aumento de temperatura corpórea ( febre) .Esta, caracteriza - se por uma curva febril chamado de duplo - pico, o que significa que após um breve aumento de temperatura acompanhada de indisposição e falta de apetite, a febre passa, mas após 5 a 6 dias em que o animal não apresenta febre, apresenta repentinamente novo pico febril, que se mantém durante todo o ciclo da doença.Logo em seguida aparecem na pele e na mucosa, erupções que evoluem para pústulas.

O tecido interno dos pulmões quando se inflama sob ações dos vírus, determina aparecimento de pneumonia, o mesmo ocorrendo com o revestimento mucoso do estômago e intestinos, determinando gastrite e enterite.Em alguns casos a evolução da doença é predominantemente nervosa, pela ocorrência de inflamação exclusiva da meninge e conseqüente meninge virótica.

Uma infecção bacteriana secundária tanto no trato respiratório quanto digestivo vêm em um estágio mais avançado da doença, causando aparecimento das lesões mais graves além de corrimento purulentos.De início ocorrem em geral vômitos, corrimento seroso nos olhos e nariz para em seguida o corrimento se transformar em purulento por associação bacteriana.

domingo, 20 de março de 2011

Principais Indicações ( Fisioterapia Veterinária )



  • - Hérnias Discais
    - Neuropatias Periféricas
    - Paresias, Paralisias e Paraplegias
    - Pós operatório Neurocirurgico
    - Osteoartrose
    - Osteocondrose
    - Luxações Congênitas e Adquiridas
    - Displasias Coxo - femural e do Cotovelo
    - Espondilites Anquilosantes
    - Pós operatório Ortopédico
    - Consolidação viciosa de Fraturas
    - Ruptura de ligamentos, etc.

sábado, 19 de março de 2011

Técnicas Fisioterápicas

As técnicas de fisioterapia têm objetivos variados


Profilaxia -Evitar o avanço ou surgimento de patologias, além de importante ação nos pré- operatórios ortopédicos de várias enfermidades.


Tratamento curativo -Nesta categoria, é grande o uso de técnicas fisioterápicas, pois é a unica forma conhecida de se acelerar os processos regenerativos teciduais. Entre eles, o ósseo, cartilaginoso, ação anti-espasmódica, mucosa, epidérmicos, inclusive, ação analgésica e anti-inflamatória.
Tratamentos Disponíveis


  • Electroterapia - galvânica, iontoforese, farádica, TENS, FES, russa
  • Ultra-som terapêutico e fonoforese
  • Laserterapia e laser-acupuntura
  • Trabalho de propriocepção
  • Osteopatia e massagem terapêutica
  • Cinesioterapia - alongamentos, mobilização articular,etc




  •  laser-acupunctura
  • Trabalho de propriocepção
  • Osteopatia e massagem terapêutica
  • Cinesioterapia - alongamentos, mobilização articular,etc

sexta-feira, 18 de março de 2011

Fisioterapia Animal

Fisioterapia animal é a mais jovem e próspera especialidade na área  da veterinária, pode ser definida como o tratamento de pacientes incapacitados por doenças ou traumatismos, através de técnicas fisioterápicas.
 Através destas técnicas é possível montar programas de reabilitação com a finalidade de previnir certas doenças ou reabilitar pacientes com dificuldades de movimentação como por exemplo, artrose, displasia ou animais em pós-operatório de  fraturas.      

 Em geral todos os objetivos das diferentes técnicas fisioterápicas estão direccionadas no sentido de aumentar ou restaurar a capacidade do corpo do paciente, ou de qualquer uma de suas partes, para desempenhar da melhor forma possível, as suas atividades diárias. Dentre os principais benefícios da fisioterapia em animais podem ser citados: alívio da dor; rápida recuperação de cirurgias; melhora da qualidade de vida dos animais com doenças crônicas; ganho de força e massa muscular; melhora da coordenação motora; prevenção de deformidades; promoção da independência das suas atividades diárias como caminhar, correr, saltar; precocidade na reabsorção de edema ( principalmente aquele provocado pelo acto cirúrgico) e o aumento da amplitude de movimentos, promovendo uma marcha de melhor qualidade.

Eutanásia Animal

Eutanásia significa a morte humanitária de um animal executada por meio de um método que produza inconsciência rápida e subseqüente morte sem evidência de dor ou agonia, ou um método que utilize drogas anestésicas em doses suficientes para produzir a perda indolor da consciência seguida de parada cardiorrespiratória. Outros critérios usados para avaliar um determinado método, de acordo com padrões morais e éticos da sociedade, incluem: compatibilidade com a necessidade da pesquisa, irreversibilidade, minimização do sofrimento para o animal e para pessoas que executam a eutanásia, e segurança para estas últimas.

Basicamente, a eutanásia pode ser realizada por métodos físicos e químicos. Os métodos físicos devem causar a perda imediata de consciência, mediante trauma físico cerebral e podem ser necessários quando a utilização de drogas compromete os resultados principais da pesquisa. Os métodos químicos têm por base o uso de substâncias que prontamente produzem a inconsciência e a morte dos animais, em função da sobredosagem, a exemplo dos anestésicos utilizados na anestesia geral. Ambos os métodos requerem treinamento especializado para a contenção, manejo de instrumentos e manipulação das drogas a serem utilizadas, buscando-se a precisão e a rapidez no procedimento, de modo a minimizar o estresse e abreviar a morte dos animais.

Ozonioterapia Veterinária

Ozônio médico é sempre uma mistura de puro ozônio e oxigênio. De acordo com a aplicação, pode variar entre 1 e 100 mg/L (0,05-5%O3). O ozonioterapeuta determina a dose adequada de acordo com a indicação e as condições do paciente.
A Ozonioterapia é reconhecida pelo Ministério da  Saúde na Alemanha, Itália  e em outros 16 países. Cuba conta com 35 Centros Clínicos de Ozonioterapia e na Rússia é utilizada em todos os Hospitais Governamentais. Atualmente aproximadamente 10.000 médicos utilizam este método na Europa.



Propriedades e Efeitos


O ozônio de uso médico pode ter diferentes propriedades, depende da concentração da mistura de ozônio e oxigênio.  Possui propriedades bactericidas, fungicida e virostática, por isso é largamente utilizado para tratamento de feridas infectadas, assim como doenças causadas por vírus e bactérias.
Sua habilidade de estimular a circulação é usada no tratamento de doenças circulatórias.  
Quando utilizado em baixas concentrações, a resitência do organismo é mobilizada, ou seja, o ozônio ativa o sistema imunológico. Através do ozônio, a células imunológicas do corpo produzem  mensageiros chamados citocinas (incluindo mediadores importantes como interferons e interleucinas); estas informam outras células imunológicas, ativando a cascata imunológica.
Graças as propriedades seletivas, o ozônio médico é utilizado em  diferentes campos:
- Tratamento de doenças de ordem circulatórias, inclusive geriatria;
- Tratamento de doenças produzidas por vírus, como gastroenterites, Cinomose e etc..;
- Tratamento de feridas e processos inflamatórios: úlceras abertas na pele, inflamações intestinais como colites, queimaduras, feridas infectadas, infecções por fungos e outras;
- Condições inflamatórias, reumáticas, artrite, artrose, hérnias de disco, osteófitos (bico de papagaio) e outras.




quinta-feira, 17 de março de 2011

O Ecocardiograma e o Ecocardiograma com o Doppler


O exame ultra-sonográfico cardíaco (Ecocardiograma) nos permite obter maiores informações sobre o tamanho e função das câmaras cardíacas, a espessura das paredes, a integridade valvar, os padrões de fluxo sangüíneo e alguns indicadores da função ventricular, auxiliando de maneira muitas vezes decisiva nos diagnósticos e tratamentos de cardiopatias na Clínica de Pequenos Animais. Com o Doppler as possibilidades de diagnóstico avançaram ainda mais. O Doppler demonstra precisamente a direção e a velocidade do fluxo sangüíneo no coração e nos vasos, sendo estes parâmetros de grande valor diagnóstico e prognóstico em nossos pacientes.

O Exame de Ecocardiograma  : Como Fazê - lo ?

Exame realizado sempre com horário marcado e de acordo com a disponibilidade do Médico Veterinário Responsável.

-O Animal não precisa estar em jejum.
-O laudo sai logo após o exame.
-O exame dura aproximadamente 1 hora, e o proprietário deverá chegar 15 minutos antes da hora    marcada.
-Pedidos externos deverão estar acompanhados de requisição do Médivo Veterinário solicitante e o laudo será encaminhado ao mesmo.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Quem Pode Aplicar a Acupuntura em Animais?


Somente um médico veterinário devidamente qualificado na área de Acupuntura Veterinária poderá utilizar as técnicas da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa (MVTC), como a Acupuntura, Fitoterapia, Massagens, Moxabustão e outras mais, com a devida qualidade e confiabilidade que seu animal tanto merece. É ele o profissional que estudou devidamente a anatomia, fisiologia e clínica médica, além de diversas outras disciplinas, a fim de que se possa utilizar ambos os conhecimentos, tanto de medicina ocidental (alopática) quanto da oriental e outras mais denominadas complementares.
Um bom atendimento começa com um bom diagnóstico, tanto ocidental quanto oriental. Todo aquele que se prontificar a realizar o tratamento pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sem conhecer o verdadeiro diagnóstico que está por detrás do distúrbio apresentado pelo animal, certamente estará correndo sérios riscos de mascarar apenas os sintomas, levando o quadro clínico a se agravar, podendo mesmo levar a outras complicações, as quais podem até mesmo determinar a sua morte.
Sendo assim, é fundamental que se procure um Médico Veterinário, o qual faça o diagnóstico da doença que acomete seu animal e, em se tratando de uma doença passível de ser curada pela Acupuntura e MTC como um todo (como mediante uso de ervas chinesas – fitoterapia chinesa) ou ao menos abrandada/controlada pelas mesma, dái sim encaminhar seu animalzinho a um Acupunturista devidamente habilitado, experiente e capacitado.
Para que o veterinário seja qualificado, ele deverá primeiramente ter-se formado em um curso de qualidade que o prepare devidamente para se tornar um bom profissional de acupuntura veterinária.
Com o intuito de melhor preparar tais profissionais (Acupunturistas Médico-Veterinários), há cursos de Pós-graduação “Lato Sensu” (Especialização) em Acupuntura Veterinária de qualidade pelo Brasil afora, todos reconhecidos pela entidade que, junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), avalia e outorga o Título de Especialista em Acupuntura Veterinária.

Contra Indicações na Acupuntura em Medicina Veterinária

As contra indicações mais importantes para o tratamento de acupuntura antes de estabelecer um diagnóstico preciso, antes de tentar ou, pelo menos,  uma determinação honesta e consciente da etiologia da doença a ser tratada.Isso deve ser assim porque a acupuntura pode mascarar ou modificar sintomas dificultando alguma mais precisão do diagnóstico ( Ex. dor e síndromes neurológicas ) ou pode promover um quadro perigoso para a vida ( Ex. neoplasia ) que deveria ser anulado com outra modalidade terapêutica cujo empreendimento deste modo se verá demorado.
Outro fator a considerar em casos mais graves, é que a eliminação da dor pode incentivar o animal a uma atividade excessiva, dificultando a cicatrização da lesão.


Certas precauções devem ser tomadas em aplicação da acupuntura. Sempre que possível deve ser evitada nas seguintes circunstâncias:


- Imediatamente depois de uma refeição pesada
- Após exercício
- Em um exemplar, que é notavelmente temíveis, irritados ou emocional
- Em prenhez
- O paciente recém - banhado ou que se vai banhar depois de pouco tempo da sessão
Quando usando injeções de atropina, narcóticos, antagonistas narcóticos ou corticosteróides.
Quando o animal não pode ser anexada de forma confortável e discretamente observada durante o período de tratamento.

domingo, 13 de março de 2011

Neurofisiologia da Acupuntura

Pensando com o Lado Esquerdo do Cérebro ( Lógico )


"Quando inserimos uma agulha em um ponto de acupuntura, ele estimula o Sistema Nervoso Periférico, via nervo aferente, enviando informações aos tratos nervosos medulares.Este impulso viaja através dos tratos espinhais até uma região específica do Sistema Nervoso Central, chamado Hipotálamo.O Hipotálamo armazena e libera muitas substâncias químicas ( polipeptídeos ) que tem várias ações no organismo como um todo.Neste local existem pelo menos 66 destas substâncias químicas identificadas.Algumas destas são Endorfinas e Encefalinas, que são conhecidas por aliviarem a DOR.Estes são os nossos opióides naturais do corpo.Outras substâncias químicas irão trabalhar em diferentes tecidos e células no corpo para liberar mais substâncias químicas endógenas ( do próprio organismo ) como cortisonas, anti - histamínicos, relaxantes musculares, etc., produzindo - se assim a cura ou alívio das enfermidades."

sábado, 12 de março de 2011

Teoria da MTC



Atualmente diversas pesquisas científicas comprovam a eficácia da MTC no tratamentos de diversas doenças, inclusive para as enfermidades "tidas como incuráveis" com o uso dos tratamentos convencionais, tais como a Cinomose.Dessa forma, podemos oferecer aos animais outra opção com manutenção da qualidade de vida e bem estar geral.




Tratamento Segundo a MTC


No corpo de todos os seres vivos existem Meridianos ou Canais, chamada de Qi onde essa energia vital percorre, e os pontos de acupuntura são os locais onde existe a maior concentração de Qi.A acupuntura consiste na técnica de inserção de finíssimas agulhas nos acupontos para estimular e mobilizar o Qi existente equilibrando assim o sistema energético do animal.A fitoterapia chinesa é a utilização de diversos fitoterápicos como raízes, folhas, flores, sementes, minérios, cascas, etc. visando o mesmo equilíbrio energético do organismo, bem como proporcionando também um efeito farmacológico.

Pensando com o Lado Direito do Cérebro ( Criativo )


"Nós temos uma energia chamada Qi, que circula por todo o corpo 24 horas por dia.Várias formas de Qi, assim como o Yin e Yang, fluem por canais chamados Meridianos que fornece a cada Sistema Orgânico energia e nutrientes.Se esta energia esta em Equilíbrio e o fluxo é livre e suave por todo o corpo, teremos Harmonia e Saúde.Se a energia é interrompida no seu fluxo ou foi contaminada, teremos patologias clínicas visíveis no corpo físico.Isto pode também incluir aspectos minerais."

sexta-feira, 11 de março de 2011

MTC - Medicina Tradicional Chinesa

A MTC é uma ciência médica milenar que visa restabelecer saúde do paciente através de um todo, ou seja, através do equilíbrio energético sistêmico.A acupuntura e a Fitoterapia Chinesa, juntamente com a dieto - terapia, são bases importantíssimas da Medicina Tradicional Chinesa ( MTC ) criada há mais de 5.000 anos a.C. Quando o animal está enfermo, os sinais clínicos aparecem porque há um desequilíbrio da energia vital.Visa o reequilíbrio do paciente agindo diretamente na causa da enfermidade e não somente nos sintomas.Para poder atuar no organismo, a MTC faz uso dos metáforas que descrevem as patologias de acordo com as suas semelhanças com os elementos da natureza.


Dessa forma, as metáforas da Medicina Chinesa descrevem as enfermidades infecciosas como quadros de Calor, as virais e osteomusculares de Frio, as neurológicas de Vento, as respiratórias de Secura e as dermatológicas e exsudativas de Umidade.


O mecanismo metafórico usado para a "regulagem" dos Feed Back positivo e negativo entre os órgãos ( assim como ocorre com o sistema endócrino na Medicina Ocidental ) é o dos Cinco Movimentos,

quarta-feira, 9 de março de 2011

Patologias Tratadas pela Acupuntura

Desordens Osteomusculares


- Alivio da dor e melhora da locomoção nas patologias degenerativas
- Artrite
- Artrose
- Displasia Coxofemoral
- Displasia Escapulo - Umeral

Dermatopatias


- Atopia
- Piodermite superficial e profunda
- Otite
- Sarna demodécia
- Seborréoia oleosa

Desordens Neurológicas


- Discopatias : hérnia de disco, calcificação de disco, diminuição do espaço intervertebral, osteófito, Síndrome de Wobbler.
- Seqüelas de Cinomose
- Paralisia e paresia do membro anterior e posterior
- Paralisia do nervo facial
- Síndrome Vestibular
- Convulsão e epilepsia
- Incontinência Urinária e fecal
- Miastenia Gravis
- Polirradiculoneurite
- Encefalites

Patologias Imunomediadas


- Anemia Hemolítica Auto - Imune
- Poliartrite
- Doença Inflamatória Intestinal

Patologias Gastrointestinais


- Gastrite
- Fecaloma
- Anorexia
- Vômitos recorrentes
- Diarréia
- Megaêsofago

Patologias Endócrinas


- Hiperadrenocorticismo

Desordens Urológicas


- Insuficiência renal
- Cálculos
- Cistite

Acupuntura

Como é feita cada sessão/Técnicas


- Cada sessão de acupuntura dura cerca de 20 minutos e geralmente são feitas 1 vez por semana.O paciente não precisa ser sedado e , na maioria das vezes, ele apresenta-se calmo e relaxado durante as sessões.Podemos colocá -los em suportes para facilitar o manejo e para que eles fiquem na posição anatômica normal assim a estimulação  dos pontos de acupuntura será a mais correta possível.
- A acupuntura libera endorfina, um opióide endógeno, que é produzido sempre quando temos sensação de prazer, como por exemplo, quando rimos ou praticamos exercícios.A mesma também é liberada nos casos de dor aguda como traumas e processos inflamatórios, amenizando dessa forma o sofrimento do animal e dos seres humanos.Pode - se observar tal bem estar, pois o paciente, relaxa todos os grupos musculares, ficam tranqüilos e chegam até mesmo a dormir durante as sessões.

Técnicas de Acupuntura


- Agulhas de acupuntura


- Eletroacupuntura: estimulação dos pontos por uma corrente elétrica para potencializar seu efeito ou para produzir analgesia.

- Moxabustação: É um bastão que possui uma erva chamada Artemisia vulgaris que estimula os pontos à distância pelo calor.Geralemente empregado nas patologias que pioram com o frio.

- Farmacopuntura: aplicação de fármacos, como por exemplo vitamina B12, nos pontos para produzir um efeito mais prolongado.

- Implante de ouro : aplicação de pequenos fragmentos de ouro de 18 quilates nos pontos de acupuntura para produzir uma analgesia permanente.Empregado principalmente nas patologias osteomusculares que necessitam sempre de acupuntura, como por exemplo, a dsplasia coxofemoral.Assim o paciente possuirá uma melhor qualidade de vida, pois a analgesia será permanente, 24 horas por dia, pelo resto da sua vida.