terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Anatomia do sistema reprodutivo dos equinos

Macho:


Bolsa Escrotal: aloja e protege os testículos, contribui com a termorregulação, juntamente com o cremáster e o plexo pampiniforme.

Testículo: são em número de dois, horizontal, com 5 a 7 cm de largura, 8 a 12 cm de comprimento.E 8 a 12 cm de circunferência, consistência firme - elástica, tendo como funções básicas a produção de hormônios andrógenos pelas células de Leydig ( testosterona e dehidrotestosterona ) e de espermatozóides ( células de Sertoli ).

Epidídimo: um para cada testículo, dividido em cabeça, corpo e cauda, tendo como função básica o armazenamento e maturação dos espermatozóides.

Ducto Deferente: é um tubo muscular que propele os espermatozóides, penetra a cavidade abdominal e se liga á uretra pélvica em forma de ampola ( ampola de Vater ), na porção denominada colliculus seminalis, onde dorsalmente se encontra a próstata e lateralmente as vesículas seminais.

Ampola de Vater: é uma dilatação volumosa e contrátil rica em glândulas que secretam um muco que confere proteção mecânica e bioquímica aos espermatozóides.

Próstata: é uma glândula com formato de noz que circunda dorsalmente a uretra pélvica, produz uma secreção opaca, odorífera e alcalina, fazendo parte do líquido seminífero.

Vesícula Seminal: são duas glândulas que produzem um líquido gelatinoso, incolor e inodoro, sendo a maior parte do líquido seminífero.

Glândulas de Cowper ( Bulbo - Uretrais ) : são duas glândulas que secretam, por ocasião da ereção peniana, uma substância viscosa com a função de "limpar" a uretra e neutralizar o pH para a passagem do líquido seminífero.

Pênis: órgão comprido e erétil, cuja função reprodutiva é conduzir e depositar o sêmen dentro do útero, através da uretra proeminente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário